IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior - FORCULT
Constituído em 2017, o Forcult já realizou três edições (2017, 2018 e 2019) e em sua última edição contou com a presença de 27 instituições de ensino superior (IFF, IFMS, IFPB, IFSertão-PE, IFSP, UEPB, UESB, UEVA, UFABC, UFAL, UFBA, UFCA, UFCSPA, UFERSA, UFJF-GV, UFMG, UFOB, UFPA, UFPI, UFPR, UFRB, UFRGS, UFRR, UFSC, UFU, Unicamp e Unilab).Um dos objetivos do Forcult é a consolidação de um espaço regular de articulação entre áreas de cultura das instituições de ensino superior.
A realização do Forcult em caráter remoto, permite que outras formas de articulação aconteçam e que se crie condições de possibilidade para que o diálogo entre as muitas e diversas Instituições de Ensino Superior envolvidas com as áreas de Cultura se intensifique ou mesmo se estabeleça.
Na última edição do Forcult (2019) foram criados alguns Grupos Temáticos (GTs), apresentados a seguir, que terão suas atividades continuadas conforme deliberação em assembleia:
GT1 | Proposição de uma metodologia para um Corredor Cultural Nacional |
GT2 | Criação de um mapeamento de equipamentos culturais das IES |
GT3 | Criação de um documento com instruções gerais para a criação de uma política cultural pelas IES que ainda não possuem |
GT4 | Proposição de realização de pesquisas -indicadores, mapeamentos- no âmbito das IES |
GT5 | Elaboração de minuta de Regimento Interno para o Forcult |
As inscrições para participar do IV Forcult já estão abertas!
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 20/9/20, por meio do preenchimento do formulário disponível neste link: Inscrição no 4º Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior - Forcult
PRÉVIA DA PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)
21/9
15h | Abertura
15h10 | Palestra com Juca Ferreira:
O papel das universidades na construção de um sistema nacional de cultura
16h45 | Reunião dos GTs
19h15 | Apresentação artística
22/9
15h
- Reunião com os representantes institucionais das IES (pró-reitores, diretores, e coordenadores)
- Reunião com produtores culturais das IES e com TAEs atuantes nas pró-reitorias, diretorias e coordenadorias
17h15 | Encaminhamento dos GTS
19h30 | Palestra
23/9
15h |Assembleia para aprovação do Regimento Interno
17h15 | Assembleia final
18h30 | Apresentação artística