Catálogo Música no Câmpus

Em 15/08/22 22:10 Atualizada em 15/08/22 22:33

O Música no Câmpus é um projeto de extensão e cultura criado em 2009 pela Coordenação Geral de Cultura, atual Direção de Cultura, ligada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás e se consolidou como parte de uma política cultural que tem como diretrizes a promoção da diversidade, da memória e do patrimônio cultural brasileiro; a democratização do acesso aos bens culturais; e o fortalecimento da produção e da difusão cultural e artística.

Ao longo de mais de uma década, o Música no Câmpus apresentou 46 (quarenta e seis) shows com musicistas de reconhecida qualidade artística e musical que representam a diversidade musical brasileira. Com o intento de fortalecer, valorizar e difundir as diversas manifestações culturais existentes na sociedade brasileira, além de fomentar novas demandas e espaços de cultura e inovação no território da grande Goiânia, o projeto foi elaborado partindo de três ações estruturantes, com múltiplos desdobramentos:

ação 1 - a realização dos shows a preços populares;

ação 2 - a realização de conversas com os artistas, abertas para o público em geral;

ação 3 - a formação de plateia, público em geral, bem como ações focalizando as escolas públicas, ensino médio e educação de jovens e adultos .

A conceito do projeto foi criado a partir de premissas como:

1) apresentar shows de música popular brasileira;

2) em cada temporada a diversidade musical ser privilegiada;

3) o reconhecimento da qualidade artística e musical pelos pares ou pela crítica musical;

4) raridade, apresentando shows e musicistas pela primeira vez na cidade ou que não se apresentavam em Goiânia com freqüência.

Um ponto importante a ser ressaltado foi mesclar artistas consagrados com os novos artistas que apresentaram trabalhos com traços de originalidade ou de inovação.  Desta forma, a curadoria funcionou como um radar para trabalhos musicais de músicos recentes no campo da produção musical, investindo em apostas, mas sem esquecer a tradição da música popular brasileira. Outro fator a ser enfocado refere-se a identidade visual do projeto pensada a partir de elementos ligados ao campus samambaia da Universidade Federal de Goiás e a diversidade musical brasileira buscando criar identificação e empatia do público. A formação de equipe foi construída ao longo do tempo, contribuindo para a capacitação e qualificação de quadros profissionais para produções culturais de alta complexidade.

De 2009 a 2019 os shows foram realizados no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freüa Bufáiçal, espaço de 8,7 m², ideal para grandes eventos. O processo curatorial, a programação do projeto Música no Câmpus no período de 2009-2019 foi marcado pela mescla de gêneros musicais e artistas de variadas regiões do Brasil: Hamilton de Holanda Quinteto, Mônica Salmaso e Pau Brasil e Lenine (2009); Antônio Nóbrega, Zeca Baleiro, Teresa Cristina, Leila Pinheiro e Banda Pequi, Gilberto Gil e Macaco Bong (2010); Tom Zé, Mawaca, Umbando, Juraildes, Xangai, Tetê Espíndola e Alzira E., Céu e Ná Ozzetti (2011); Criolo, Chico César, Moraes Moreira e Davi Moraes, Rosa Passos e Gal Costa (2012); Alceu Valença, Baby do Brasil, Jorge Mautner, Otto e Milton Nascimento e Lô Borges (2013); Geraldo Azevedo, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, João Bosco, Nelson Faria e Banda Pequi e Banda do Mar (2014); Arnaldo Antunes, Fabiana Cozza e Pedro Baby Convida Pepeu Gomes, Dadi e Jorginho Gomes (2015); Lenine, Zeca Baleiro e Maria Rita (2017); Toquinho, Elba Ramalho, Cordel do Fogo Encantado e Maria Eugênia, Pádua e TomChris (2018); Baiana System, Vanessa da Mata e Paulinho da Viola (2019).

Em 2020 o projeto foi interrompido devido a crise sanitária mundial provocada pela Covid-19, retornando na Temporada de 2021 em formato online, com transmissão simultânea pela TV UFG, Rádio Universitário e no canal da UFG_Oficial no Youtube. Os shows foram gravados e mimados pelas produções dos artistas e a produção final, a criação das artes, a divulgação na imprensa e redes sociais e transmissão simultânea a cargo da UFG. Foram transmitidos 06 (seis): Chico César, Pedro Baby, Angela Ro Ro, Hamilton de Holanda, João Cavalcanti e Wanda Sá e Roberto Menescal.

Ao longo de mais uma década, o projeto foi viabilizado por meio de variadas parcerias, tais como: o Sesc – Goiás, Unimed - Goiânia, a antiga Agência Pedro Ludovico Teixeira - Agepel ligada ao Governo do Estado de Goiás, o Address West Side Hotel; o Sebrae Goiás, o Restaurante Panela Mágica, o Restaurante & Bar Glória, o Studio K, Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, o Monstro/Goiânia Noise,

A Construtora/Bananada, Fósforo Cultural/Vaca Amarela, entre variados parceiros.Por meio do projeto houve uma aproximação da sociedade-universidade, que recebeu pessoas que visitaram a UFG pela primeira vez, onde a cidade passou a participar da vida do campus. O Projeto Música no Câmpus cumpriu e cumpre o compromisso social das universidades públicas brasileiras de democratização do acesso aos bens culturais como parte das estratégias de formação humana e desenvolvimento social do país.

Goiânia, 24 janeiro de 2022.

Flavia Maria Cruvinel

Curadora e Coordenadora do Projeto