0805p.jpg

O CENTRO CULTURAL UFG apresenta a Websérie Lives #CulturaNaUFG

Em 04/08/21 09:43. Atualizada em 04/08/21 09:43.

Cinelimite entre os dias 05 a 19 de agosto, sempre às 20h no Canal da UFG_Oficial no Youtube

O CENTRO CULTURAL UFG apresenta a Websérie Lives #CulturaNaUFG:  Cinelimite entre os dias 05 a 19 de agosto, sempre às 20h no Canal da UFG_Oficial no Youtube. A websérie abordará o trabalho do Cinelimite: curadoria, programação  de cinema,  direitos autorais, tradução, distribuição e  projetos futuros. 

 

Websérie Lives #CulturaNaUFG: Cinelimite

 

Episódio 1:  05/08/2021 - 20h - Programando o Cinema Brasileiro internacionalmente: Uma Conversa com Cinelimite Gustavo Menezes / Matheus Pestana / + Flavia Maria Cruvinel

Cinelimite é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Nova York, dedicada à exibição do cinema brasileiro e à promoção do intercâmbio cultural entre os Estados Unidos e o Brasil. Fundada em 2020, a Cinelimite produz programas mensais que visam destacar a rica história do cinema brasileiro para o público internacional. Nossas mostras incluem novos textos acadêmicos, vídeo-ensaios, entrevistas e filmes, apresentados tanto em inglês como em português. Os programas anteriores da Cinelimite abordaram temas como a preservação do cinema brasileiro, o cinema policial, a história do cinema no estado do Espírito Santo, a história do cinema no estado do Pernambuco, Cinema Marginal e diretores como Zózimo Bulbul, Sérgio Ricardo e Anselmo Duarte.

Junte-se a nós para um evento ao vivo com Matheus Pestana (programador cultural do Cinelimite), Gustavo Menezes (diretor associado da organização),  enquanto compartilham suas experiências ao longo do ano passado promovendo a história do cinema brasileiro internacionalmente. Gustavo e Matheus discutirão tópicos como a obtenção de direitos autorais para filmes, gerenciamento de custos para cada programa, trabalho com escritores e cineastas para criar novos conteúdos, edição de novos materiais promocionais para filmes, e muito mais. 

 

Episódio 2 -12/08/21 - 20h - Diálogos sobre Cinefilia e o Cinema Brasileiro: Uma conversa com Gustavo Menezes, Igor Nolasco e Filipe Furtado. 

Quando se fala em acessibilidade, nota-se que o contato com o cinema brasileiro passou por várias mudanças nas últimas décadas. Nós, da Cinelimite, acreditamos que a cinefilia dedicada ao cinema brasileiro é uma forma de resistência cultural. Esse tipo de cinefilia suscita temas como o acesso a esses filmes, o papel da pirataria na quebra de barreiras culturais e a importância dos acervos e arquivos na preservação e na difusão das obras audiovisuais. Também é fundamental discutir de que forma essa experiência vem sendo moldada pela internet e pelas redes sociais.

Participe do nosso evento ao vivo com Matheus Pestana (programador cultural do Cinelimite), Gustavo Menezes (diretor associado da organização), Igor Nolasco (crítico de cinema e colunista do Plano Aberto) e Filipe Furtado (redator, crítico de cinema e membro da Abraccine), para juntos discutirmos as dificuldades de acesso, a busca de obras desconhecidas, os critérios de seleção e as formas de fruição do cinema brasileiro, da perspectiva de três gerações diferentes.

 

 

Episódio 3 -  19/08/21 - 20h - Iniciativas de Preservação Audiovisual - Cinelimite e LUPA: Uma conversa com Matheus Pestana e Laura Batitucci

Tanto a organização sem fins lucrativos Cinelimite como o LUPA (Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF), fizeram esforços no último ano para digitalizar e preservar obras que podem ser consideradas parte do patrimônio audiovisual do Brasil. Ambas as instituições têm mostrado como, mesmo com um orçamento pequeno, ainda há possibilidades de compartilhar, preservar e digitalizar o patrimônio audiovisual. A Cinelimite e o LUPA têm interesses comuns em torno da preservação audiovisual, com foco em filmes caseiros, filmes turísticos e filmes não comerciais que existem em pequeno formato, tais como filmes de 8mm, 9.5mm e 16mm. Estas instituições também têm diferentes maneiras de digitalizar seus filmes, apresentando as várias formas possíveis de digitalizar coleções. 

Junte-se a nós para uma conversa ao vivo moderada pela professora Alice Fátima Martins, com o programador cultural da Cinelimite, Matheus Pestana e a integrante do LUPA, produtora e preservadora, Laura Batitucci, onde ambos discutirão os recentes passos de preservação em suas instituições e os rumos futuros da conservação do patrimônio audiovisual brasileiro.

Categorias: Notícias