WhatsApp Image 2020-09-11 at 13.42.35

Simpósio Politizar

Evento

: Youtube UFG Oficial

: 24 a 26 de Setembro 2020

Em três dias de evento estarão reunidos representantes do Facebook, Human Rights Watch, WWF entre várias autoridades

O Programa de extensão Politizar, irá realizar o seu I Simpósio do dia 24 a 26 de setembro de 2020, totalmente aberto ao público em geral e transmitido através do canal do Youtube da Universidade Federal de Goiás (UFG oficial). O objetivo é integrar o máximo de pessoas possíveis estimulando o diálogo entre a população, especialistas e parlamentares.

Dentro do corpo de palestrantes do Simpósio estão: Bruno Taitson analista de políticas públicas da ONG ambientalista WWF-Brasil; Maria Laura Canineu, diretora do Human Rights Watch no Brasil; Daniele Kleiner, gerente de Bem-Estar para a região da América Latina do Facebook; Cassia Moraes do Youth Climate Leaders; Creomar Souza, conselheiro do Instituto de Relações Governamentais (irelgov); Patrícia Campos Melo, colunista do jornal Folha de São Paulo; Leandro Demori do The Intercept, entre outros convidados. Muitos professores especialistas da UFG atuarão na moderação dos painéis sobre saúde, orçamento público, meio ambiente, jornalismo político, direitos humanos e comunidades tradicionais do estado de Goiás. Em todos os seis painéis haverá ainda um representante do Poder Legislativo Estadual e Municipal.

A cerimônia de abertura, no dia 24 de setembro, contará com a participação de várias autoridades como do reitor da Universidade Federal do Estado de Goiás, Dr. Edward Madureira, os presidentes das casas legislativas estaduais e municipais, Deputado Lissauer Vieira e o Vereador Romário Policarpo respectivamente, o vice-governador do Estado de Goiás Lincoln Tejota e o Controlador Geral do Estado de Goiás Henrique Ziller.

Aproximação com a sociedade

O advento da pandemia do covid-19 e a necessidade de se manter o distanciamento social, tem feito com que a sociedade se adapte as adversidades que a crise sanitária proporcionou. Pensando nisso, os projetos Politizar com convênio dom a ALEGO e Politizar realizado em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia resolveram unir forças e fazer do treinamento um Simpósio do Politizar. A coordenadora do Programa de Extensão, Profa. Dra. Laís Thomaz, ressalta que neste formato esperam alcançar um número ainda maior de participantes de todas partes do estado de Goiás e do Brasil, levando informações de alta qualidade sobre temas indispensáveis para debate público.

O Público alvo dos projetos inclui jovens estudantes do ensino médio e do ensino superior e, também, cidadãos engajados em movimentos, entidades e projetos que visam atuar e transformar realidades. Desse modo, o Simpósio visa estabelecer um campo de debate e de diálogo para apresentar diagnósticos, análises e possíveis soluções para os problemas que afligem as cidades e as comunidades locais, bem como a nível nacional.

Não é necessária inscrição prévia, sendo que serão oferecidos certificados de horas para cada atividade da programação. Os formulários de requerimento destes certificados serão publicados no chat do canal da UFG Oficial durante a transmissão. Laís explica que para os participantes que já estavam inscritos no projeto Politizar da ALEGO, a presença é obrigatória para seguir no processo de seleção e ser considerado um candidato para as entrevistas que irá selecionar os 88 simulandos. “A simulação em formato presencial apenas será realizada quando houver uma vacina para a COVID-19, pois não queremos expor ninguém a nenhum risco”, explica a coordenadora.