UFG na Infância


O desenvolvimento das crianças brasileiras é permeado por obstáculos que envolvem as áreas socioeconômicas, educacionais, saúde e implementação de políticas públicas.

A ciência já mostrou que se garantirmos o desenvolvimento das crianças impacta na diminuição de violência, drogas etc e na formação de adultos mais competentes. Cada dólar investido nessa fase da vida economiza até 7 dólares em assistência social, atendimento a doenças mentais, manutenção de presídios, repetência e evasão escolar (James Heckman, economista).

Os programas de maior retorno são justamente aqueles que se apoiam em uma rede e, através dela, levam às famílias toda sorte de incentivos, de diferentes áreas que convergem. O Brasil dispõe do Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal Nº 13.257 de 08/03/2016), mas as iniciativas efetivas da promoção do desenvolvimento na primeira infância são isoladas e, salvo exceções, sem impacto abrangente, também em Goiânia e Goiás.

Dessa forma, o Programa UFG na Infância pode congregar projetos que já vem sendo desenvolvidos isoladamente por diferentes unidades da UFG, e ainda atrair parceria pública e privada.

Objetivo primário: promover o desenvolvimento da infância por meio de ações interdisciplinares e intersetoriais.

 

Participe clicando aqui.

Confira aqui as ações de extensão vinculadas a este programa.